.  CLIQUE AQUI

 

Piauí
Piauí

Fogos assustam cavalos da Expoapi, que fogem e são atropelados em Teresina; 1 animal morreu e outro ficou ferido

Segundo a organização da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), apenas a produção do show sabia da presença de fogos. Alguns dos animais foram atingidos por carros e um deles morreu.

Um cavalo morreu e outro ficou gravemente ferido depois de fugirem da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), na noite dessa quarta-feira (8). O uso de fogos de artifício com barulho assustou vários animais que fugiram da feira, invadiram a BR-343 e foram atropelados. Imagens feitas pelo público da feira mostram carros destruídos e animais bastante feridos. Não houve pessoas feridas.

Segundo Simone Pereira, secretária estadual do agronegócio e empreendedorismo rural, cerca de 10 animais fugiram durante o show do cantor Anderson Rodrigues. O g1 tentou, mas até o fechamento desta reportagem não conseguiu contato com o cantor e nem com a produção do show.
Fogos assustam cavalos da Expoapi, que fogem e são atropelados em Teresina; 1 animal morreu e outro ficou ferido

Lei sancionada há 1 semana proíbe fogos

A secretária contou ao g1 que o uso de fogos está proibido, principalmente por conta da presença de animais de grande porte no local. Conforme a secretária, o governo é parceiro do evento e está responsável pela parte logística do evento, mas não pela organização da feira e nem dos shows.

"Nós ficamos muito surpresos quando estouraram os fogos, porque não foi autorizado e nem informado à organização do evento. Além disso, os animais não estavam bem presos, por isso ocorreu essa fuga", contou.
O uso de fogos com barulho está proibido no estado desde 1º de dezembro, quando o governador Wellington Dias (PT) sancionou lei de nº 7.643 que proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios que possuem efeito sonoro ruidoso no Piauí. Ficaram permitidos fogos que não fazem barulho e possuem apenas o efeito visual.
Fogos assustam cavalos da Expoapi, que fogem e são atropelados em Teresina; 1 animal morreu e outro ficou ferido

Os cavalos eram de várias pessoas e estavam sendo utilizados no circuito de vaquejada que está ocorrendo no evento. Durante a fuga, quando foram atingidos por carros, um deles morreu e outro ficou bastante ferido. Os outros oito foram recapturados e alocados novamente dentro do espaço da feira.

"Esse animal ferido passou por cirurgia, que foi um sucesso, ele já está bem e se recuperando. Ficamos até cerca de 3h da manhã controlando essa situação", informou a secretária.

Acidente envolveu três veículos
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, três veículos seguiam na BR-343, no sentido Teresina - Altos, quando chegaram à altura do Parque de Exposição, onde acontecia o evento.
Fogos assustam cavalos da Expoapi, que fogem e são atropelados em Teresina; 1 animal morreu e outro ficou ferido

Um veículo de passeio atingiu um dos animais que invadiu a pista e, posteriormente, mais dois veículos acabaram atropelando mais alguns cavalos.

A PRF informou apenas que um dos veículos era conduzido por um homem de 29 anos, que teve lesões leves, e tinha três passageiros, uma mulher de 64 anos, um homem de 62 anos e um homem de 41 anos. Nenhum deles se feriu.

1º evento teste do estado

A Expoapi é o 1º evento teste do estado do Piauí desde o início da pandemia e, segundo o governo do estado, tem público limitado em cerca de 5 mil pessoas.
Contudo, durante show da cantora Taty Girl, ela chegou a dizer que havia pelo menos 25 mil pessoas no local. No dia da apresentação, ela interrompeu o show quando viu um homem agredir uma mulher na plateia.

Em nota, a Secretaria Estadual do Agronegócio e Empreendedorismo Rural informou que os fogos não foram utilizados pela organização do evento e que as providências sobre o problema estão sendo tomadas.

Leia abaixo a nota completa:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A SECRETARIA ESTADUAL DO AGRONEGOCIO E EMPREENDEDORISMO RURAL, APCZ - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE CRIADORES DE ZEBU e a ASSOCIAÇÃO DE VAQUEJADA DO PIAUI, como gestores e fiscalizadores da70ª EXPOAPI, vêm a público esclarecer o ocorrido na noite do dia oito de dezembro, onde a produção de um dos artistas que se apresentava durante o evento ao se utilizar de efeitos especiais e pirotécnicos, assustou alguns cavalos que estavam na área interna do parque que acabaram fugindo das redomas e ocasionaram um acidente com carros que trafegavam na BR 343.
É de suma importância esclarecer que a EXPOAPI se trata de um evento que tem o apoio do Governo do Estado do Piauí e incorre em estrita observância e obediência a Lei de nº 7.643 de 26 de novembro, que proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios que possuem efeito sonoro ruidoso no Piauí.

Por tal motivo, é de se salientar que a queima de fogos não foi realizada pela organização do evento, que sempre cumpriu com o seu papel de forma íntegra e contumaz, tomando todos os cuidados e medidas necessárias para que a segurança seja priorizada em total observância a lei.

Ainda que o infortúnio não tenha sido causado pelos organizadores, todas as providências foram imediatamente adotadas para dar assistência as pessoas e animais envolvidos nessa fatalidade.

Reiteramos nosso compromisso com a máxima transparência e responsabilidade em realizar esse evento que valoriza o agronegócio e movimenta nossa economia e tem sido marca dessa gestão desde o seu início, bem como nos colocamos a disposição para prestar quaisquer esclarecimentos acerca desse assunto.

ATENCIOSAMENTE,

SECRETARIA DO AGRONEGÓCIO

APCZ - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE CRIADORES DE ZEBU

 

Por Andrê Nascimento e Maria Romero, g1 PI

Publicidades

.

CLIQUE AQUI E SEJA UM DOS NOSSOS ANUNCIANTES>

 

topo