Atualizado em 13/05/2024 às 14:38 horas
Redação e imagens: Portal Pau D'arco do Piauí
Dia do vaqueiro no festejo de Nossa Senhora de Fátima em Pau D’arco do Piauí
Os vaqueiros chegam de todas as partes do município, montados nos seus cavalos, e muitos deles se reúnem na casa do prefeito Nilton Bacelar, onde participam do tradicional café da manhã.
Todos a postos, o padre e os músicos iniciam a celebração da Missa do Vaqueiro de Pau D’arco do Piauí. É uma festa típica tradicional, bonita e carregada de emoção, sempre comemorada no dia 12 de maio, uma data considerada feriado municipal. Após a missa todos seguiram em direção a casa do prefeito Nilton Bacelar, onde foi ofertado um farto almoço acompanha de música ao vivo, com troadas e muito forró
No prado em um chão de terra, em meio a uma nuvem de poeira que jamais se dissipa e de um calor que não perdoa ninguém, vaqueiros trajados com as suas roupas de couro participaram da tradicional corrida de prado.
O evento atrai geralmente uma grande quantidade de pessoas, entre vaqueiros, familiares, curiosos e transeuntes, adultos, crianças e idosos, que se dividem entre a pista de corrida, os vaqueiros e os animais espalhados por toda parte.
Encourados, eles exibem vestes típicas, sempre tentando domar e aquietar as suas montarias. Debaixo do sol quente, eles iniciam a tradicional corrida.
O prefeito Nilton Bacelar, iniciou esse grande evento na cidade de Pau D’arco do Piauí, e o mesmo, pediu em público, que os futuros administradores derem continuidade à esse grande evento, pois além de valorizar o vaqueiro, traz também a oportunidade para os paudarcopienses aumentar sua renda.