Atualizado em 12/02/2024 às 10:16 horas
Redação e imagens: Portal Pau D'arco do Piauí
No dia de São Lázaro, fiéis cumprem promessas e fazem banquete para os cães, na localidade São Francisco, zona rural de Alto Longá
O dia de São Lázaro tradicionalmente é comemorado por uma família na localidade São Francisco, zona rural de Alto Longá. O senhor Irismar, dona Edilane e família, realiza todos anos, no dia de São Lázaro com um banquete para os cães, seguido de um terço e almoço para os convidados dos cães. A tradição dessa família, é feito por causa de uma promessa feita pela dona Maria Francisca, mãe de dona Edilane, onde seu neto a mais de dez anos sofreu um grave acidente de transito, no momento do acidente um cão lábia o sangue de seu neto, e no mesmo momento, dona Francisca se pegou com São Lázaro, com a fé, seu pedido foi atendido. Pela fé e gratidão a São Lázaro, e o amor pelos animais, a família matem a tradição.
Os cães como convidados especiais, foram os primeiros a participar do banquete. No cardápio tinha galinha caipira, carne de porco, carneiro e churrasco. A prioridade é dos animais. Eles são servidos em pratos, em cima de uma toalha. (Veja vídeo)
Só depois os donos dos cães entram na fila. "Estamos na área agora. Primeiro foi a vez dos cachorros, agora nós vamos comer um pouquinho também porque somos filhos de Deus. E viva os cachorros", disse o Senhor Irismar.
Depois do banquete teve um terço em homenagem a São Lázaro. Dona Francisca explica porque o santo é protetor dos animais. "Jesus conta aquela parábola do rico que banqueteava todo dia, enquanto o pobre Lázaro ficava na calçada e ninguém ligava para ele. Os cachorros iam lamber as feridas dele. Hoje, a gente cuida dos cães, que são fiéis amigos dos donos", conta.