PORTAL PAU D'ARCO DO PIAUÍ AR LUMINÁRIA       

Secretaria Municipal de Saúde
Secretaria Municipal de Saúde

Atualizado em 25/04/2019 às 10:37 horas

Começa a campanha de vacinação contra a gripe 2019

.

A vacina da gripe já está disponível para os grupos de risco em todo o país. Saiba quem tem direito a ela e até quando vai a campanha nacional

Começou nesta quarta-feira, 24 de abril de 2019, a campanha de vacinação contra a gripe no município de Pau D’arco do Piauí. A princípio, os postos de saúde distribuirão até o dia 31 de maio para os seguintes grupos prioritários.

  • Trabalhadores da saúde
  • Povos indígenas
  • Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
  • Idosos
  • Professores de escolas públicas e privadas
  • Pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa
  • Jovens sob medidas socioeducativas
  • Funcionários do sistema prisional
  • Pessoas privadas de liberdade
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas)

A escolha dos grupos segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Veja o cronograma da campanha de vacina na cidade de Pau D’arco do Piauí

.

.

.

.

.

.

Matéria e imagens: Portal Pau D'arco

 


 

Atualizado em 15/04/2019 às 17:28 horas

Secretaria Municipal de Saúde, realiza V Conferência Municipal de Saúde

A 5ª Conferência Municipal de Saúde (5ª CMS), do município de Pau D’arco do Piauí, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi realizada no dia 15 de abril, na Câmara Municipal dos Vereadores. Nesta edição, em consonância com a etapa nacional, o tema central foi “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

Realizada a cada quatro anos, a Conferência reúne representantes de vários segmentos sociais. Propicia espaço para ampla participação e representação da sociedade e consolida a legitimidade do processo democrático enquanto dispositivo fundamental para a construção de políticas de estado sustentadas pela participação popular.

A etapa municipal preparou propostas para serem enviadas à etapa estadual e, por sua vez, à nacional, bem como elegeram os delegados que representarão Pau D’arco do Piauí. É dessa forma que está sendo construída a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8), que terá seu processo finalizado entre os dias 4 e 7 de agosto de 2019, reunindo cerca de dez mil pessoas em Brasília.

O SUS, apesar da sua curta existência de 30 anos, é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, sendo um exemplo de inclusão e transformação. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS nasceu da reforma sanitária e dos movimentos populares, sendo criado em 1988, pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 200 milhões de brasileiros.

Matéria e imagens: Portal Pau D’arco do Piauí

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Matéria e imagens: Portal Pau D’arco do Piauí

 


Postada em 29/03/2019 ás 13:58 horas

Prefeitura realiza campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos

.

A Prefeitura de Pau D’arco do Piauí, iniciou no dia (25), a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos. Os donos de cães e gatos devem procurar os locais de vacinação e levar seus animais para que recebam gratuitamente a dose da vacina.

.

A raiva é transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, e passada principalmente pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

Confira os locais e horários da campanha de vacinação de cães e gatos 2019:

.


Postada em 11/01/2019 ás 09:12 horas

Prefeitura realiza entrega de nova ambulância

Com o objetivo de qualificar os serviços de saúde para a população paudarcopiense, a Prefeitura de Pau D’arco do Piauí realizou a entrega de uma nova ambulância.

Durante a entrega o prefeito Nilton Bacelar falou sobre a importância da chegada de mais este veículo e sobre os esforços que o governo municipal vem fazendo para garantir a continuidade e a implantação de novas ações.

Assim como o prefeito a secretária de Saúde, Magda Dias, destacou “Estamos muito felizes com este momento em que entregamos para a população a segunda ambulância em menos de dois anos. Essa aquisição demonstra o quanto esta administração vem qualificando a saúde em nosso município. Sabemos que ainda temos muito que avançar, pois na saúde sempre precisamos de mais, mas é importante destacar que temos diversas conquistas na saúde que estão transformando para a melhorar a vida de nossa população”, disse.

.

.

.

.

.

.

Redação: Portal Pau D'arco

 

Publicidades

.

CLIQUE AQUI E SEJA UM DOS NOSSOS ANUNCIANTES>

 

topo